quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Black Keys - Novo Single: Lonely Boy

Eles são simples. Um baterista e um guitarrista. De vez em quando - muito de vez em quando - se ouve algumas notas de um órgão. Ao vivo, alguns convidados. Mas no estúdio é só isso mesmo: dois caras, uma bateria, uma guitarra e bastante simplicidade.

A fórmula é bem conhecida, totalmente espontânea e, colocando as coisas assim, parece não haver muito motivo para dar alguma moral para a dupla.

Mas, há alguns pontos a serem considerados com um pouco mais de atenção:

Os caras com jeitão de nerd de Akron, Ohio, Estados Unidos, não apareceram de uma hora para a outra. Gravam desde 2001 e muito antes disso já eram respeitados na cena underground local. Imagina o quanto deve ser difícil agradar a meio mundo de gente devidamente treinada para dizer que tudo o que vê e ouve é uma droga... né fácil não viu...

O legal mesmo é que, de lá pra cá, conservaram a simplicidade nas canções. Não é muito conveniente chamar o som dos caras de "blues tradicional" ou "rock clássico". Ninguém tá afim de aguentar os chatos puristas de plantão falando abóboras em nossos ouvidos.

Eis o que importa: os caras ainda fazem boa música, ainda que toda essa simplicidade já não seja aplicada aos negócios: "Black Keys" anda vendendo como nunca, e ainda por cima, uma das canções de maior sucesso, "Your Touch" vai constar no "set" da trilha sonora de um filme estrelado pelo veterano Liam Neeson. Devem estar tirando uma grana boa. Merecidamente, diga-se de passagem.

Se tudo correr bem, "Battleship" vai ser lançado em 2012 e vai contar a estória de uma frota de navios que encontra um "troço" no meio do mar. O tal "troço" é de outro planeta e aí a bagunça tá feita.

Soa familiar não é? Mais do mesmo e só. Isso sim é coisa para não dar muita moral. Pouca gente ainda aguenta estória de alienígena vindo para a terra acabar com tudo. Como se precisassem...

O novo single dos caras se chama "Lonely Boy" e faz parte do novo álbum "El Camino" previsto para o início de dezembro.

A dica é essa: se você gosta de um uísquinho de vez em quando - a palavra pode até ser abrasileirada, mas a recomendação é de que o líquido seja gringo, para evitar a ressaca - "Black Keys" é simplesmente uma excelente trilha sonora de fundo. Pra falar a verdade, o tempo vai passando enquanto você ouve e a massa sonora acaba é se tornando um convite para ficar é completamente bêbado, isso sim.

Portanto, aprecie com moderação e deixe sei veículo na garagem!

Tudo bem... nada dispensa as montanhas de sintetizadores e solos virtuosíssimos daquilo tudo que eu e você escutamos no meio das bebedeiras "solo" ou com amigos, mas dê uma chance aos caras com jeitão de nerds lá de Akron.
 
Com umas boas doses de um bourbon ou de um scotch mais ou menos decente, a diversão é mais do que garantida.


E.Moraz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário